sexta-feira, 15 de junho de 2012

Você pode salvar vidas: Doe Sangue


No Dia Mundial do Doador de Sangue, data ressalta a importância da doação
por Wander Veroni
Foto: William Shutterstock.

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como tema: Todo doador de sangue é um herói.  Segundo a OMS, a ideia é mostrar que todos nós podemos ser heróis ao doar sangue, salvando vidas de forma regular, anônima e voluntária. Ainda, segundo a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente.
Para a gerente de captação e cadastro de doadores da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo, a data serve como uma oportunidade para reforçar a importância sobre a necessidade de manter os estoques de sangue em dia, uma vez que as doações caem de forma significativa no período mais frio e de férias.
“Esse período de inverno e de recesso escolar – onde muitas pessoas programam as suas férias, cai muito o número de doações. E, infelizmente, estamos com a taxa de estoque de sangue bem abaixo do que gostaríamos. Hoje é um dia de extrema importância porque reforça o gesto de doação de forma voluntária. As nossas unidades da Hemominas estão preparando as suas homenagens para mobilizar os doadores. Aqui em BH vamos comemorar com algumas apresentações artísticas das 10h às 17h”, diz Heloisa Gontijo.
Os interessados podem procurar uma unidade da Hemominas portando um documento com foto. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 155 ou no site da fundação. Ainda, foi preparado um hotsite especial, chamado de Projeto na Veia, que incentiva os internautas a doar e ainda mobilizar os seus amigos pelas redes sociais.
Para doar é necessário ter entre 18 e 60 anos, estar saudável e não ter tido hepatite antes dos 11 anos. No dia da doação, 12 horas antes, não é permitida a ingestão de bebida alcoólica e é importante estar bem alimentado. Para quem for doar sangue na parte da tarde é importante esperar até três horas depois da refeição para doar. Os adolescentes de 16 e 17 anos podem doar na companhia dos pais ou com uma autorização registrada em cartório. Já, aos maiores de 60 anos, deve ter doado, ao menos, uma vez antes de completar 60 anos.
Para a auxiliar administrativo, Regina Monteiro Viana, 38 anos, a doação de sangue faz parte da rotina dela. Depois de ter uma tia que passou por um problema de saúde, ela e alguns membros da família cultivaram o hábito de doar sangue de forma regular. “Só quem já passou por um problema de saúde na família e viu que a vida de um ente querido dependia de uma doação de sangue sabe o quanto isso é importante. A doação de sangue salvou a vida da minha tia. Desde então, não só eu, mas meus irmãos e filhos, sempre que é possível, vamos doar. O importante é saber que podemos salvar outras vidas”, comenta.




http://www.canalminassaude.com.br/noticia/voce-pode-salvar-vidas-doe-sangue/

Nenhum comentário:

Postar um comentário