quarta-feira, 23 de maio de 2012


Minas Gerais vacina 51,8% da população contra gripe

A Campanha Nacional, que termina nesta sexta-feira (25), ainda está mobilizando a população para se proteger contra a Influenza

por Wander Veroni

Fonte: Ministério da Saúde





Na próxima sexta-feira (25/05), termina a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. De acordo com dados parciais do Ministério da Saúde, até segunda-feira (21), foram vacinadas em Minas Gerais 1,6 milhão de pessoas, o que representa 51,8%. Em todo o país, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 milhões – o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, melhor adesão à campanha no estado de Minas Gerais é da população indígena, que alcançou 64,7% de cobertura, o que representa quase 6,7 mil vacinados. Neste público, a vacinação ocorre nas aldeias onde eles vivem. Trata-se de uma população que habita em áreas remotas, de difícil acesso e, por isso, os dados só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes retornam das aldeias.

A vacina contra a gripe proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. Além disso, ela protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas e três semanas, após a vacinação.

Público

O objetivo da campanha é imunizar, principalmente, idosos, gestantes, crianças, com idade entre seis meses e dois anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas, que vivem em aldeias. Este ano, ainda irão receber a vacina, a população carcerária. Ao todo, mais de 229,8 mil crianças entre seis meses e dois anos de idade foram vacinadas, o que representa 60,7% do total.

Já entre os trabalhadores de saúde receberam a vacina 114,5 mil pessoas, o que representa 57,2% do total. Entre os idosos, o índice de cobertura vacinal foi de 50,4%. O percentual corresponde a quase 1,2 milhão de pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes alcançaram o percentual de 46,7% de cobertura, ou seja, 88,3 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina.



Com informações do Ministério da Saúde.

Fonte:
 http://www.canalminassaude.com.br/noticia/minas-gerais-vacina-518-da-populacao-contra-gripe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário