sábado, 19 de janeiro de 2013

Aplicativo para celular auxilia no enfrentamento da dengue em Minas

Disponível gratuitamente para iOS e Android, o aplicativo permite ao cidadão registrar focos do mosquito Aedes aegypti, bem como relatar casos conhecidos de dengue
por Wander Veroni
Fonte: Assessoria de Comunicação / SES-MG
 
Aplicativo ContraDengue já instalado em celular smartphone. Foto: Cica Almeida.

Possibilitar que as denúncias sobre focos e casos de dengue cheguem ao poder público de forma mais direta. Foi com essa proposta que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta segunda-feira (16), um aplicativo para celular smartphone capaz de auxiliar no enfrentamento da doença em todo o Estado. Disponível gratuitamente para iOS e Android, o aplicativo ContraDengue permite ao cidadão registrar focos do mosquito Aedes aegypti, bem como relatar casos conhecidos de dengue.
Desenvolvido pelos estudantes Gilson Almeida Vilela Júnior, de 21 anos, e Marcelo Rodrigues dos Santos Júnior, 17 anos, o ContraDengue foi projetado para a versão 4.2 ou superior, no caso de iOS, e para a versão 1.6 ou superior, no caso de Android. A proposta é, justamente, que a população participe e colabore com a campanha, com o intuito de diminuir ainda mais o foco da doença. As denúncias registradas através do aplicativo serão direcionadas para uma central de Controle da Dengue.
“Estávamos assistindo TV e vimos uma reportagem mostrando a importância da participação popular no combate à doença. Foi aí que surgiu a ideia do aplicativo”, conta o estudante de Engenharia da Computação, Gilson Júnior. “Então decidimos fazer algo de fácil acessibilidade que pudesse servir de ferramenta para a população e também para o governo”, completa Marcelo Júnior, que faz o Ensino Médio e pretende prestar vestibular para Ciência da Computação.
“A utilização deste aplicativo pela população é um avanço no sentido de permitir ao cidadão mineiro que relate onde ocorreu um caso da doença, o que possibilita o georreferenciamento dos casos e áreas atingidas pela epidemia, e também demonstra que a população esta comprometida com a campanha de eliminação de focos da doença, mesmo que seja fora de sua residência. As denúncias de possíveis criadouros serão encaminhadas pelo estado para os municípios para que possam tomar providências. O cidadão é um importante ator no combate", ressaltou o gerente do Programa de Controle Permanente da Dengue do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Queiroga.
Saiba como funciona
O ContraDengue é um aplicativo para celular dividido em quatro seções: Campanha, Notícias, Dicas e Participe. Cada uma delas disponibiliza informações especificas, conforme descrito abaixo:
• Campanha: o usuário encontra a marca da campanha realizada pelo governo do estado.
• Notícias:  o usuário encontrará o feed de notícias do blog Guerra Contra a Dengue e os tweets da SES-MG postados no perfil @saudemg.
• Dicas: nesta tela o usuário encontrará informações sobre o 155, sintomas da dengue e prevenção da doença.
• Participe: é subdividido em três opções: Registrar Possível Foco, Registrar Caso, Fazer Comentários.

Para baixar o aplicativo ContraDengue, acesse os links:
- Versão para iOS (Apple store)
- Versão para Android

_______________________
* Com informações da SES-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário